Vila Real (junto ao Shopping) - 259 046 520
Vila Pouca de Aguiar (junto à GNR) - 259 108 067
 
 
 
PLANO DE CONTINGÊNCIA PARA COVID-19
 

PLANO DE CONTINGÊNCIA PARA COVID-19

A presente Orientação descreve as principais etapas que a SANCLIDEN deve considerar para estabelecer um Plano de Contingência no âmbito da infeção pelo novo Coronavírus SARS-CoV-22, agente causal da COVID-193, assim como os procedimentos a adotar perante um funcionário ou doente da clínica/ consultório, com sintomas desta infeção.

Considera-se que a COVID-19 pode transmitir-se:

  • Por gotículas respiratórias (partículas superiores a 5 micra);
  • Pelo contacto direto com secreções infeciosas;
  • Por aerossóis em procedimentos terapêuticos que os produzem (inferiores a 1 mícron).

A colocação de uma pessoa numa área de “isolamento” visa impedir que outros possam ser expostos e infetados. Tem como principal objetivo evitar a propagação da doença transmissível na instituição e na comunidade.

A pessoa com sintomas - ou a pessoa que identifique outra com sintomas - deve:

1 - Comunicar telefonicamente à chefia direta, ao Diretor Clínico Ana Castanheira. De referir que este processo de comunicação deve ser o mais célere e expedito possível;

2 - Deve dirigir-se imediatamente para a sala de isolamento pelo percurso mais curto e rápido, devendo ser evitados os locais de maior aglomeração de pessoas nas instalações.

Na clínica SANCLIDEN de Vila Pouca de Aguiar a SALA DE ISOLAMENTO será o consultório 3

Na clínica SANCLIDEN de Vila Real a SALA DE ISOLAMENTO será o consultório 1

Nas situações necessárias (ex. dificuldade de locomoção) o empregador (ou chefia direta) assegura que seja prestada a assistência adequada à pessoa até à área de “isolamento”. Sempre que possível deve assegurar-se a distância de segurança (superior a 1 metro) do doente.

As pessoas que acompanham/prestam, assistência à pessoa com sintomas, devem colocar, momentos antes de se iniciar esta assistência, uma máscara cirúrgica e luvas descartáveis, para além do cumprimento das precauções básicas de controlo de infeção (PBCI) quanto à higiene das mãos, após contacto com a pessoa doente.

Esta pessoa com sintomas deve usar uma máscara cirúrgica, se a sua condição clínica o permitir. A máscara deverá ser colocada pela própria. Deve ser verificado se a máscara se encontra bem ajustada (ou seja: ajustamento da máscara à face, de modo a permitir a oclusão completa do nariz, boca e áreas laterais da face. Em homens com barba, poderá ser feita uma adaptação a esta medida - máscara cirúrgica complementada com um lenço de papel). Sempre que a máscara estiver húmida, deve-se substituir por outra.

A pessoa doente (caso suspeito de COVID-19), estando já na área de “isolamento”, contacta o SNS 24 (808 24 24 24).

O profissional de saúde do SNS 24 questiona o doente quanto a sinais e sintomas e ligação epidemiológica compatíveis com um caso suspeito de COVID-19. Após avaliação, o SNS 24 informa a pessoa.

  • Se não se tratar de caso suspeito de COVID-19: define os procedimentos adequados à situação clínica da pessoa;
  • Se se tratar de caso suspeito de COVID-19: o SNS 24 contacta a Linha de Apoio ao Médico (LAM), da Direção-Geral da Saúde, para validação da suspeição. Desta validação o resultado poderá ser:
  • Caso Suspeito Não Validado, este fica encerrado para COVID-19. O SNS 24 define os procedimentos habituais e adequados à situação clínica da pessoa. A pessoa informa o empregador/responsável da não validação, e este último deverá informar o médico do trabalho responsável.
  • Caso Suspeito Validado, a DGS ativa o INEM, o INSA e a Autoridade de Saúde Regional, iniciando-se a investigação epidemiológica e a gestão de contactos. A chefia direta da pessoa informa o empregador da existência de um caso suspeito validado na instituição.

 

 
 
 
 
ESPECIALIDADES
 
Medicina Dentária
Drª Ana Castanheira
Nutrição
Drª Fátima Castanheira
Psicologia Clínica
Drª Filipa Novais
Terapia da Fala
Drª Teresa
Pediatria
Dr Reis de Morais
Ginecologia
Dr Luis Melhorado
Podologia
Drª Eliana Teixeira
Otorrinolaringologia
Dr António Castanheira
Cirurgia Geral
Dr José Pedro Oliveira
Medicina Geral e Familiar
Drª Manuela Castanheira
Urologia
Dr Rui Borges
Psiquiatria
Dr Nelson Couto
 
 
ACORDOS
 
MÉDIS
MULTICARE
CTM VILA POUCA
AGROAGUIAR
BOMBEIROS VPA
SSAP
SS CGD
ADSE REGIME LIVRE
ADM REGIME LIVRE
MEDILOGICS
SIND. DOS ENFERMEIROS
CARTÃO JOVEM
Univ. Sénior - USTAG
SAMS-SIB
ADVANCECARE
 
 
 
 Livro de Reclamações